As obras de construção do Memorial da Kiss, em Santa Maria, avançam na Rua dos Andradas, no centro da cidade. Nesta semana, o telhado do prédio e a estrutura interna foram retirados. Fotos feitas por uma vizinha da antiga casa noturna mostram que não há mais quase nenhum móvel ou equipamento no interior do prédio.
A retirada desses materiais teve início há duas semanas, tão logo foi feito o lançamento da obra de construção do Memorial. Nesta quarta-feira (23), materiais como madeira e alumínio serão retirados de forma manual da fachada da boate. Conforme o proprietário da Infa e engenheiro responsável pela obra, Paulo Kull, a estimativa é que a remoção completa das paredes se inicie na quinta e se estenda por pelo menos oito dias.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ao todo, cerca de 15 profissionais da Infa, empresa responsável pela construção, trabalham na obra do Memorial. Quando a demolição do prédio for finalizada, será iniciada a construção das estruturas que compõem o Memorial. A entrega está prevista para ocorrer em oito meses, ou seja, março de 2025 (confira o cronograma no quadro abaixo).
O incêndio
O incêndio no prédio da boate, em 27 de janeiro de 2013, deixou 242 pessoas mortas e mais de 600 feridas. Essa foi a maior tragédia da história gaúcha e uma das maiores do país.
Cronograma
- Julho: As primeiras etapas da obra incluem a retirada e categorização dos objetos do acervo e a classificação dos materiais da boate como madeira, alumínio, gesso e espuma. Após, com previsão para 20 de julho, haverá a remoção completa da estrutura da boate.
- De Julho a Março de 2025: Construção Civil. Nessa etapa, serão realizadas ações como a estrutura frontal, composta por tijolos à vista, colocação do piso granito e a composição em vidro de partes do Memorial previstas no projeto. Além disso, será feito o madeiramento que vai sustentar a cobertura com madeiras comprimidas e sustentadas por 242 pilares.
- Outubro a Fevereiro de 2025: Instalação de ar condicionado no Memorial.
- De Novembro a Fevereiro de 2025: Em paralelo com a finalização da construção civil, será iniciada a etapa de paisagismo. Conforme Paulo Kull, engenheiro responsável, essa fase também inclui a procura por espécies nativas da região, que estão previstas em projeto. Para isso, serão feitas parcerias com universidades de Santa Maria.
- Março de 2025: Limpeza da Obra e entrega do Memorial.
Leia também: