Memorial da Kiss: telhado da boate é totalmente removido

As obras de construção do Memorial da Kiss, em Santa Maria, avançam na Rua dos Andradas, no centro da cidade. Nesta semana, o telhado do prédio e a estrutura interna foram retirados. Fotos feitas por uma vizinha da antiga casa noturna mostram que não há mais quase nenhum móvel ou equipamento no interior do prédio. 

Moradora do prédio vizinho a Kiss registra diariamente a evolução da obra do MemorialFotos: Luciana Cassel

A retirada desses materiais teve início há duas semanas, tão logo foi feito o lançamento da obra de construção do Memorial. Nesta quarta-feira (23), materiais como madeira e alumínio serão retirados de forma manual da fachada da boate. Conforme o proprietário da Infa e engenheiro responsável pela obra, Paulo Kull, a estimativa é que a remoção completa das paredes se inicie na quinta e se estenda por pelo menos oito dias.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Ao todo, cerca de 15 profissionais da Infa, empresa responsável pela construção, trabalham na obra do Memorial. Quando a demolição do prédio for finalizada, será iniciada a construção das estruturas que compõem o Memorial. A entrega está prevista para ocorrer em oito meses, ou seja, março de 2025 (confira o cronograma no quadro abaixo). 


O incêndio

O incêndio no prédio da boate, em 27 de janeiro de 2013, deixou 242 pessoas mortas e mais de 600 feridas. Essa foi a maior tragédia da história gaúcha e uma das maiores do país. 


Cronograma 

  • Julho: As primeiras etapas da obra incluem a retirada e categorização dos objetos do acervo e a classificação dos materiais da boate como madeira, alumínio, gesso e espuma. Após, com previsão para 20 de julho, haverá a remoção completa da estrutura da boate.
  • De Julho a Março de 2025: Construção Civil. Nessa etapa, serão realizadas ações como a estrutura frontal, composta por tijolos à vista, colocação do piso granito e a composição em vidro de partes do Memorial previstas no projeto. Além disso, será feito o madeiramento que vai sustentar a cobertura com madeiras comprimidas e sustentadas por 242 pilares.
  • Outubro a Fevereiro de 2025: Instalação de ar condicionado no Memorial.
  • De Novembro a Fevereiro de 2025: Em paralelo com a finalização da construção civil, será iniciada a etapa de paisagismo. Conforme Paulo Kull, engenheiro responsável, essa fase também inclui a procura por espécies nativas da região, que estão previstas em projeto. Para isso, serão feitas parcerias com universidades de Santa Maria.
  • Março de 2025: Limpeza da Obra e entrega do Memorial.


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

Auxílio Reconstrução é negado para pelo menos 2,1 mil pessoas na Região Central e outras 5 notícias Anterior

Auxílio Reconstrução é negado para pelo menos 2,1 mil pessoas na Região Central e outras 5 notícias

Auxílio Reconstrução é negado para pelo menos 2,1 mil pessoas na Região Central, mas 3,2 mil aguardam resposta Próximo

Auxílio Reconstrução é negado para pelo menos 2,1 mil pessoas na Região Central, mas 3,2 mil aguardam resposta

Geral